domingo, 18 de março de 2012

A fé que une amigos

"A fé religiosa é uma confiança tão forte em determinada pessoa ou princípio estabelecido, que produz influência na atividade mental e espiritual dos homens, devendo, normalmente, dirigir a sua vida. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso."

 Vânia e Marcelo Feijó

Noite de 16 de Março. Como já havíamos divulgado aqui, anteriormente, era o grande dia para um homem de fé, pois, ele conseguiria juntar, em um único espaço, artistas, músicos, estudantes ou não, em busca de um só intuito: Fazer o bem. 
Não precisamos relatar mais a história de Marcelo Feijó, mas, caso você não tenha lido o relato , segue o link. Vale a pena:  Dar as mãos pelo próximo .

Bom, a missão de cobrir o evento ficou por conta de Ádila ( @AdilaRibeiro ) e eu ( @elaine_carla ) . Levadas por Saulo, chegamos no local do show por volta de 21:30h e logo conhecemos o Marcelo. Lembro, que ainda no carro, minha reação ao vê-lo foi olhar pro banco de trás, onde estava Ádila e dizer: "Parece alguém com tantos problemas de saúde?".
O Marcelo nos recebeu muito bem, com uma simpatia enorme e inexplicável, assim como também sua esposa, Vânia Feijó. Fomos até o camarim, acertamos algumas coisas  e fomos, inicialmente com o Marcelo para uma sala reservada para conversarmos e até pra saber como estava sendo para ele aquele evento, aquele encontro de amigos, empresários, políticos e desconhecidos que abraçaram a causa e resolveram ajudar.

Em um papo descontraído com Ádila,  Marcelo nos confidenciou um pouco do processo de sua doença: "Em dezembro, após não aguentar mais as dores, fui a São Paulo e encontrei um médico que além de acompanhar meu caso, quis acompanhar de perto meus exames, não só ler laudos. Então, um exame que duraria meia hora durou 2h. Ele detectou além da aderência, que não tem cura, mas, é aceitável, a doença de crohn que é tratável, mas, também não tem cura, viu que tinha uma alça entre outra que deveria sair e viu também um tumor maligno entre o intestino delgado e intestino grosso, mas, em um grau pequeno, comparado a outros tumores malignos. Então, ele me disse que com essa cirurgia eu ficaria bom desse tumor, cortaria essa alça e eu ficaria normal, sendo que a vida da gente muda. Tanto finaceiramente, emocionalmente e profissionalmente". 

Marcelo Feijó em entrevista a Ádila

E quando perguntado sobre toda aquela movimentação de amigos em prol de uma causa nobre, que diz respeito ao mesmo, ele não exitou em dizer emocionado: "Após a descoberta do câncer eu mandei um e-mail para alguns amigos. Alguns contribuiram de forma simbólica, mas, numa intesensidade espiritual, harmoniosa, grandioza, onde R$ 1,00 valeria 1 Milhão. Quando vejo um blog como o de vocês que resumiram um e-mail enorme numa mensagem onde minha conta bancária está rolando  me emociono. Cada e-mail que eu abro, cada Facebook que eu vejo, cada depósito que eu não sei nem quem é, eu penso: alguém lembrou de mim, foi lá e fez uma contribuição".

Enquanto conversávamos, a festa já começara. O show estava rolando e podíamos já ouvir o cantor Augusto César interpretando seus grandes sucessos e levantando o público. 

 Augusto César

Após, uma breve apresentação, aproveitamos para conversar com o cantor e saber sobre sua contribuição para aquele momento. Muito atencioso conosco, em um rápido bate papo, o Augusto falou sobre a fé de ver o amigo curado: "A princípio gostaria de dizer a vocês que me pegou de surpresa essa notícia de Feijó sobre a enfermidade, mas, ao mesmo tempo ele próprio me confortou, me acalmou dizendo que a cabeça dele estava boa e estava pronto pra enfrentar. Espero em Deus que ele tenha bastante êxito e volte com ótimos resultados para nós, como tantos conseguiram. No próximo encontro queremos estar aqui de outra forma, comemorando a vitória"
 
 Foto: Elaine Carla

Ainda falando em Deus e levando-o através da música e dança, houve a apresentação muito divertida de Luciana Alves e sua companhia, onde crianças dançavam, brincavam, mas, acima de tudo levavam a Palavra de Deus. 

 Cristina Amaral com Luciana Alves e Cia

Mais tarde, a própria Luciana, conversou conosco e explicou sua missão:  "Nós somos uma companhia gospel infantil. De início nós não pensamos na companhia, nós escolhemos algumas crianças para fazer backing vocal comigo e a gente fez, gravou as cenas, mas, não sabíamos que ia criar um grupo de coreografia. E aí, já fazem 3 ou 4 anos que gravamos o DVD Brincando com Lições, tem o CD também e começamos a formar um grupo. E nossa junção tem o intuito de falar do amor de Deus às crianças e aos adultos também". 

 Ádila conversando com a Turminha da Luciana Alves

E sobre o convite de estar ali, animando aquela festa com nomes consagrados, ela falou: "Quem nos convidou foi o Marcelo Feijó, ele comprou um DVD pra filha dele, gostou e nos chamou. A gente tem sempre feito nossa parte de estar sempre fazendo apresentações em creches, escolas, comunidades carentes e esse evento de hoje nos deu a chance de abençoar vidas, assim como nós estamos sendo abençoados".  

Logo após nossa conversa com Luciana, entrou Marcelo, no camarim, convidando a estrela da noite ao palco. Cristina Amaral que já estava ali, esperando seu momento e aproveitando para receber o carinho de algumas pessoas que ali estavam conosco. De imediato, ambos seguiram para o palco, onde ela não só cantaria, mas, receberia também convidados. 

Foto: Vânia Feijó

Com um vestido preto, muito bonito, Cristina Amaral começou sua apresentação, levando todos que ali estavam para dançar um bom forró. O show não foi completo - referente a banda e tempo - devido a gravação que ela teria dia seguinte pela manhã, mas, com o pouco que tinha, ela arrasou.

 Foto: Elaine Carla

Foto: Elaine Carla

Em seu show Cristina recebeu convidados como Rogério Rangel, Andrezza Formiga, César Amaral, Roberto Cruz. A festa não poderia ser mais animada. 

Participação de Rogério Rangel

Participação de Andrezza Formiga

César Amaral 

Como só éramos duas para cobrir todo o evento, pedimos perdão por não conseguir falar com todo mundo, mas, tentamos. Tanto que conversamos com o cantor Ed Carlos que nos confidenciou: "Primeiro que eu tenho essa missão há muitos anos, que Papai do Céu me deu, esse dom de cantar e eu consegui tantas coisas. E hoje eu empresto minha voz a eventos beneficentes. E quanto mais eu faço, mas, tenho  vontade de fazer. E esse convite para ajudar Feijó através de Cristina Amaral foi maravilhoso, pois, nós gostamos demais dele e ele é uma pessoa que merece, como tantas outras. Então, o presente é pra gente. Poder estar aqui e ajudar essa pessoa maravilhosa e já que temos o dom de cantar, temos mais que levar essa alegria maravilhosa às pessoas. É muito bom estar ajudando".

 Ádila com o cantor Ed Carlos

O show de Cristina Amaral continuava. Sua Produção havia divulgado que ia acontecer uma TWC, que por motivos técnicos acabou não rolando, porém, gravamos um pouco para vocês sentirem a animação e o Forró arretado de bom.


Em um determinado momento percebemos uma movimentação, corremos pro palco. Era uma homenagem que o Marcelo fazia para aquela que, não só o presenteou com o show para que o dinheiro arrecadado fosse pro tratamento dele, mas, que foi eleita pela Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - Maria do Rosário - a "EMBAIXADORA DOS DIREITOS HUMANOS DE PERNAMBUCO". Com algumas palavras Marcelo a elogiou e lhe entregou uma placa para que aquele momento ficasse registrado pra sempre na vida de Cristina, que recebeu muito emocionada e feliz.

Homenagem de Marcelo Feijó a cantora Cristina Amaral


Detalhes da Placa

Enfim, não durou muito e o show terminou. Fomos conversar com Cristina e saber dela, o motivo que a levou a este show beneficente em prol de um amigo. A resposta era óbvia, mas, queríamos ouvir dela que foi logo falando, alegremente: "Eu estou muito feliz, porque a gente sabe o retorno que a gente tem. E é gratificante fazer, eu gosto de fazer. Eu sempre fui essa pessoa solidária, acho que mesmo antes de cantar, na época do Grupo Jovem nós já fazíamos muitos projetos sociais e eu agradeço sempre  a Deus por ter me enviado essa voz, esse dom, e através da música, através da canção, levar alguma coisa de bom para as pessoas como esse evento pro Marcelo, como tantos outros que faço. E eu fico feliz e cada vez que faço eu saio aliviada de saber que eu fiz alguma coisa por alguém e sabendo que o retorno divino  a gente sabe que vem, com certeza".


Ádila conversando com Cristina Amaral

Mas, seria até injusto citar Cristina sem falar com ele que está sempre ao seu lado e apresentou essa proposta solidária a ela. Falamos de Saulo Gouveia, Produtor, que revelou ao nosso Blog: "Marcelo, de antemão, é um amigo meu, acabou se transformando em amigo de Cristina também, vamos dizer que ele é um amigo em comum.  Através da FADE Cultural de 2010 foi quando a gente se conheceu. Conheci também Vânia que é a esposa dele e eles começaram a acompanhar shows de Cristina e com isso a gente foi pegando ainda mais amizade. Então eu fico feliz em poder contribuir também, porque além de ser um ser humano, ser uma causa boa, é por um amigo. Então, quando recebi esse e-mail dele eu liguei pra Cristina, até chorei, então ela disse que oferecesse o show, ele ficou muito feliz e começou a correr. Infelizmente eu não pude entrar muito de cabeça porque Cristina está em processo de gravar um novo CD de Forró, mas, no que eu pude ajudar, eu ajudei e ajudarei sempre"

 Saulo Gouveia - Produtor

Sobre essa doação do show, o próprio Marcelo fez questão de citar: "Esse encontro se deve a Cristina Amaral, que até parabenizo pelo ato, ao Saulo Gouveia, seu produtor, que conversando com minha esposa disponibilizou esse show, onde convidei após alguns amigos".

A entrada foi simbólica - R$ 10,00 + 1 Kg de alimento, que quando solicitado, até achei estanho, mas, Marcelo conseguiu novamente nos deixar desconcertadas dizendo: "Já que estão me ajudando, vamos ajudar alguém.” Os alimentos serão doados para uma entidade.
 
.Aproveitamos a oportunidade pra perguntarmos a Cristina como ela sente-se após a nomeação de Embaixadora dos Direitos Humanos de Pernambuco: "A ficha não caiu ainda. No dia que eu recebi a notícia fiquei tão contente que perdi o sono. Isso deixa a gente com mais vontade de fazer algo por alguém. Ter esse reconhecimento, ser nomeada através da Ministra é uma felicidade muito grande, né? Eu fiquei feliz porque a Fafá é a Embaixadora Nacional e eu de Pernambuco. É uma honra pra mim, estou feliz mesmo".

Bom, acredito que essa matéria não deva ficar só aqui. Diante de tudo que lemos e da força que o Marcelo nos mostrou, seria em vão apenas as palavras se não derem frutos, por isso, disponibilizo mais uma vez a conta bancária do mesmo para qualquer depósito. Ele nos explicou que precisa passar 40 dias em São Paulo para quimioterapia, dentre outros exames e ele orçou uma média de R$ 30.000,00. É muito? É... Mas, se nos juntarmos no pouco, a gente chega muito mais longe e Deus nos abençoará mais.

Caixa Economica Federal
Ag.: 0944
Conta Poupança: 10004568-0
Operação: 013

Para fecharmos, uma frase do próprio Marcelo nos tocou, e a deixamos aqui:

"Quando eu estiver bom ou em recuperação, irei fazer o mesmo pelas pessoas que precisam, ou que tenham o mesmo problema ou algo parecido, mas, que precisem de assistência".

Nossos agradecimentos a todos que se doaram, nos receberam muito bem e claro, a nossa querida Embaixadora, que está sempre de braços abertos para nós!

Fotos: Elaine Carla                                                                         Entrevistas: Ádila Ribeiro



Um comentário:

  1. Eta que essa família me deixa cheia de orgulho! Parabéns pela matéria miguxas, amo vcs D+!
    Bjs...Eti

    ResponderExcluir