sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Vitória no Galo da Madrugada



Vou postar aqui, sentimentos meus, compartilhar um pouco do que eu vivi e tudo que vi... É o meu olhar do Galo da Madrugada por uma outra ótica.

Eu - Elaine Carla - No Galo da Madrugada 2012

Há alguns dias me envolvi diretamente no Galo da Madrugada pela 1ª vez. Comecei ajudando aos poucos, como podia, o Saulo. E quando me vi, já estava inteiramente entregue. Confesso que já fui umas 3 vezes, mas, fiquei em camarote e não tinha, nunca pensei em viver a dimensão do que é aquele bloco.

O dia de hoje amanheceu com muita chuva. Mesmo não dormindo muito, levantei às 5h e fui me arrumando ao som de chuva e trovões. Deu trabalho chegar no Trio... a água inundou alguns pontos de acessos, mas, insisti. Quando cheguei ao Trio que levaria Cristina Amaral e Lia de Itamaracá percebi algo estranho, logo no 1º olhar pra Cristina. Seus olhos lacrimejavam... a tensão era aparente. O Trio apresentava muitos problemas. Não entendi essa parte ao certo, mas, acho que a mesa de som não suportava a banda toda, e alguns sons não eram ouvidos pelos foliões.
Ficaram tentando resolver, enquanto que no camarim chegava Lia de Itamaracá. Conhecia pouco do seu trabalho e sabia que ela era a convidada de Cristina, mas, conhecê-la foi especial. Ela é aparentemente tão tranquila. E tranquilidade naquele momento era tudo que precisávamos.
Cada um chegava no camarim e reclamava de algo: o banheiro que não tinha porta, o som que não funcionava, o pneu que estourou... e claro, Cristina foi ficando desesperada com o passar do tempo, enquanto Lia sentada no sofá, não esboçava reação alguma.

Lia de Itamaracá

Dava a impressão que ela sabia do sucesso que seria, afinal, tratava-se de duas estrelas conhecidas nacionalmente e até internacional. Enfim, aos poucos, tentei,  talvez em vão acalmar Cristina. Falei que era provação e que a mesma deveria acalmar-se, maquiar-se e ficar ainda mais linda, que o resto ia se resolvendo. Pra ter ideia, nem luz no camarim tinha, mas, ela trocou o vestido e diga-se de passagem: belíssimo feito por Xuruca Pacheco todo em azul... lindo, como tinha que ser. Com a ajuda de uma pequena lanterna iluminei seu rosto para que ela pudesse se maquiar e assim foi... aos trancos e barrancos. Chegou a hora!

Cristina Amaral e Lia de Itamaracá

 Os Trios já estavam saindo e o nosso quebrado. Enfim, senti que devíamos rezar e assim o foi: Em oração pedimos por aquele momento, que fosse tudo como o esperado, afinal, foram horas de ensaio, dedicação e não dava pra deixar tudo se perder na frustração de um momento. Acredito que, grandes e até pequenos nomes da música não fariam o que vi a partir dali.
Entrou na sala um ser iluminado: Rose. Colocando Lia e Cristina pra cima e as palavras dela completavam a minha - O Trio que elas iam puxar abordava a acessibilidade, a diversidade, em especial o fim do abuso contra menores, exploração infantil. Se formos olhar pela ótica cristã: tudo ia conspirar para que o 'bem' não fosse pregado. Mas, mesmo contudo, Lia de Itamaracá foi a 1ª a subir e começou a ciranda. Ah... e qual pernambucano não se emociona ao ouvir: "Essa ciranda quem me deu foi Lia que mora na Ilha de Itamaracá".

Lia de Itamaracá

Mas, ainda assim, os problemas continuavam: a banda de Cristina não podia tocar. fazer o que diante dessa situação? Numa atitude de impulso e entre lágrimas de decepção, Cris resolveu não cantar. Aquilo doeu. Só disse uma coisa a ela: Se você subir lá e fizer uma capela, ainda assim, será a Rainha. Sei o quanto ela é amada... o quanto batalhou para estar puxando pela 1ª vez um Trio.
A deixei no camarim e subi pro Trio. Saulo confirmou que ela não ia cantar. Uma tristeza bateu, enquanto que todos dançavam a ciranda com Lia. Lembrei que hoje faziam 5 anos que Saulo estava trabalhando com ela, comecei a recordar as palavras dele: "Essa é minha filha!" e sei do orgulho que ele tem por ela, o carinho, o amor... sei que aquilo era uma situação que doia em todos, mas, quando me achei em meus pensamentos vi Cristina em minha frente, ainda chorando, mas, já em cima do Trio.
Não foi fácil! Mas, ela encarou e eu engrosso o coro de Saulo: Que orgulho! Essa sim é a nossa Cristina.

Cristina liderando o Trio

Há todo momento ovacionada pelo povo, querida, arrasando. Mesmo com a limitação de não ter banda completa, não saber o que cantar (afinal o ensaio foi perdido), mas, percebi ali o respeito que ela tinha pelos fãs, pelas pessoas que foram ali se divertir e ver quem ama. Exagero? Continua lendo...
Saulo e eu éramos só cuidados no primeiro instante, mas, depois relaxei: resolvi olhar pra o Galo como um todo. Quanta gente! Cristina não podia decepcionar aquele povo e não fez feio. Arrasou!
O momento mais especial, foi quando passamos em frente ao Camarote da Acessibilidade - Lia entoou uma ciranda e de lá de cima, eu tentei e consegui fazer uma grande ciranda. Foi lindo... nessa hora chamei Rose e ela constatou: Missão cumprida? Ainda tinha muito a se percorrer.

Camarote da Acessibilidade

A maior Ciranda

Rose

Passado algum tempo passamos em frente a um Camarote. Nessa hora eu estava do lado de Cristina e Lia, fotografando-as e prestando atenção em tudo e vocês lembram quando eu disse que ela estava ali pelos fãs? Não exagerei... 

As donas do Galo da Madrugada

Em um dado momento vi, de um camarote, alguém pulando, acenando, querendo chamar a atenção de Cristina. Só faltou pular do camarote e foi notado. Olhei e reconheci... Era nada mais, nada menos que um dos ilustres e queridos fãs da cantora Cristina Amaral, querendo um beijo, um olhar. Sabe quando a gente vê um ídolo? Sabe quem era? Wolf Maya - um dos grandes atores e diretores da Rede Globo. Fiquei boba... Na hora mostrei a Saulo e começamos a gritar pra Cristina o ver e quando ele foi reconhecido, nossa, como ele sorria, parecia estar realizando um sonho e quem viu não me deixa mentir.  Fiquei assim, sem reação... Nem a beleza de Luciano Zaffir que estava bem próximo tirou aquele momento de mim. Não sei dizer o que passava em minha cabeça. De repente, quando vimos já estávamos diante da apoteose: O Galo Gigante, reinando diante de seus mais de 1 milhão e Meio de suditos.

Soberano

A chuva começou a cair torrencealmente e só ouvia: Vitória! Acabou e foi um sucesso...Só pra fechar com chave de ouro, espalhei que era aniversário de 5 anos de amor entre Saulo e sua Cristina e começamos a cantar "Parabéns pra você" e eu saí de perto... a voz não saia, as lágrimas vinham aos olhos. Foi um dia de altos e baixos.

Feliz 5 Anos

Percebi que segurar as pontas não é tão simples, mas, vencer é... é apenas acreditar. Cristina não subiu naquele Trio simplesmente pra satisfazer o ego. Ela subiu porque a humildade falou mais alto. O Amor pelo que ela faz impulsinou e ela deixou ser guiada. E foi uma grande conquista. Tenho certeza que esse dia ficará em minha vida eternamente. Me fez ver, que nem sempre tudo é como a gente planeja, sonha e quer, mas, como tem que ser. Deus escreve certo por linhas certas... Choveu, Trio com problema, som ruim, mas, a mensagem do bem, a sementinha foi espalhada. Ela fez a parte dela: Disse NÃO ao abuso de crianças e disse SIM a sua vocação: cantar e encantar, seja a mim, ao Saulo, ao João, a Maria... emocionou e fez a diferença na vida do mais simples fã até ao diretor de uma novela global. Ela não escolhe seu público... ela o conquista!



Por Elaine Carla ( @elaine_carla )

Nenhum comentário:

Postar um comentário