quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Uma noite de ritmos e solidariedade

"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá."
(Madre Tereza de Calcutá)

No último domingo, 29 de janeiro de 2012, aconteceu em Recife um grande show que reuniu grandes nomes da música brasileira e que trazia um motivo nobre que era a solidariedade. Encabeçado por Cristina Amaral, esse show beneficente ajudou a duas das mais conhecidas Instituições de Pernambuco: o Lar de Clara e o Lar de Ceci Costa.
Nessa noite, artistas se uniram e gravaram um CD intitulado como "Frevo, Forró, Samba e Folia" tendo em vista que foi uma mistura de gêneros que levou a alegria para a Casa de Zé Nabo (local do evento). 
 Cristina Amaral se apresentando no Evento

Infelizmente a responsável pelo Lar de Ceci Costa não compareceu, mas, conversamos com Sônia do Lar de Clara que falou para nós um pouco do que é essa Instituição tão séria:O Lar de Clara é uma Instituição sem fins lucrativos que foi inaugurada há 8 anos. Atendemos uma média de 260 crianças  e também suas famílias. Nós procuramos assim, desenvolver o melhor  desde assistência médica, a roupas, calçados etc. Estamos situados em Pontezinha e também em Jaboatão e o objetivo é que essas crianças fiquem conosco até os 18 anos, mas, sempre com um acompanhamento. Temos oficinas de Informática, Música, Capoeira, dentre outras atividades diárias”. Representando também a Instituição citada, estava Glória, que trazia uma cesta de chocolates para, poder demonstrar o quanto elas estavam gratas a Cristina Amaral por idealizar esse projeto: Nós conhecemos a Cristina através de um convite que fizemos para a participação especial dela em um evento junino que fizemos para arrecadar fundos. Ela esteve presente no Lar de Clara, conheceu a Instituição como um todo, o trabalho e acima de tudo as crianças. Então ela comprovou que tudo aquilo que a gente divulga é verdade. Depois ela saiu pensando no que fazer para ajudar um pouco mais, foi quando ela teve essa ideia de reunir os amigos e realizar tudo isso que está acontecendo no dia de hoje. Essa grande emoção de estarmos podendo receber essa estimada doação e não só a doação, mas, a divulgação desse trabalho”.
                                                           Glória e Sônia do Lar de Clara
 
Esse projeto foi audacioso, acima de tudo. Pois, com a agenda apertada de todos os artistas e ainda mais com a proximidade do Carnaval, ficou difícil para os músicos ensaiarem, mas, algo falou mais alto como ressaltou o Saxofonista Gleivson Almeida: "A doação da banda seja nos ensaios ou no dia da apresentação e a doação dos artistas foi o que mais me marcou. Além do que o entrosamento foi muito bom, a harmonia entre os músicos. Acho que isso se deu por conta da finalidade do projeto. Não foi fácil, foi cansativo, mas, gratificante. Posso citar que pessoas como Breno Lira, Jefferson e Saulo Gouveia foram de  grande importância nessa conquista e sucesso, em especial Saulo por manter o evento na linha, de fato, da solidariedade, através de seu profissionalismo".
        Gleivson Almeida - Saxofonista
Acredito e sei pelos depoimentos que colhemos, que todos os envolvidos estavam primeiramente gratos a Cristina Amaral pelo convite, mas, também pelo fato de estarem ali reencontrando pessoas, amigos que a correria do dia a dia não permite encotrar, devido a trabalhos e agenda lotada. Foi o que citou a cantora Adryana BB: Esse evento é perfeito, porque além da doação, você vê amigos que não se tem condições de ver sempre porque é todo mundo muito ocupado. O disco além de ter a renda revertida ainda ajuda um a divulgar o trabalho do outro, Então, só tem pontos positivos, não tem positivos, por isso já é sucesso.
  
                                                     Adryana BB
O clima era de pura descontração, mas, todos foram unânimes em dois pontos: o convite para o projeto e a gratidão pelo dom que receberam de Deus. Muitos dos cantores, dos vários ritmos, que passaram por lá abordaram a necessidade não só de ajudar em um dia, mas, olhar para o próximo e poder fazer algo por ele, independente de quem seja. Para o cantor Almir Rouche, aquele já estava sendo o 3º evento deste tipo realizado em cerca de 1 mês e meio, sendo dois deles encabeçados por ele e produção: A gente já recebeu tanto, já tem tanto se comparado à maioria das pessoas que não tem o que graças a Deus a gente conseguiu e eu acho que é um dever nosso mesmo, um dever social. Se a gente quer mais paz, alegria, harmonia, mais felicidade entre os nossos irmãos nós temos que fazer a nossa parte”. E depois de nos questionar sobre o que havíamos feito naquele dia pelo próximo, completou: Alguma dádiva Deus nos deu. Fomos abençoados e temos que agora fazer o melhor possível para que a vida das pessoas que precisam mais do que a gente tenham seu sofrimento amenizado, deixando um pouco da nossa alegria com eles".



                         Almir Rouche
A Rainha da Festa (Cristina Amaral), devido a outro show, chegou um pouco mais tarde, mas, todos a esperavam, afinal, ao que parecia, ninguém queria ir embora. Todos aproveitaram, estando ou não participando da gravação do CD, doando o que tinham para abrilhantar aquele encontro, como deixou claro a cantora Michelle Melo: Pra mim em primeiro lugar é muito bom estar prestigiando os nossos amigos. Eu costumo dizer que eles são os donos da nossa cultura. Então, eu vim meio fã mesmo e por uma causa tão nobre, tudo fica mais bonito. Mesmo que não tivesse essas personalidades pernambucanas, pela causa que é, já estaria valendo a pena”.
 
                                                                  Michelle Melo
O irmão de Cristina Amaral, que já tem um trabalho consolidado no Sertão, tanto de Pernambuco quanto da Paraíba, explorou a situação do Brasil e afirmou a importãncia de cada um, independente da profissão, na mudança do País: "Se você tem uma profissão seja ela música, seja teatro ou qualquer outra que não seja ligada a arte, é importante você doar um pouco de si para ajudar a outras pessoas. A gente vê que nosso País passa por uma situação crítica como aumento da pobreza, exploração de crianças e a gente pode muito bem mudar isso dando um pouco de si para que essa realidade mude” disse o cantor César Amaral



                     César Amaral
 Esse pensamento veio complementar o que o convidado Daniel Rolim (BBB 11) nos falou a respeito da solidariedade:Eu acho que solidariedade é importante em qualquer ambiente que você viva. E também acho que a gente tem que compartilhar o que temos com as outras pessoas, seja alegria, dinheiro, qualquer coisa, desde que seja pro bem”.



                                                                                      Daniel Rolim (BBB 11)
Com o nome consagrado, não só no Estado de Pernambuco, mas, fora dele, a cantora Nena Queiroga mostrou-se muito aberta a este tipo de trabalho solidário e se desmanchou em elogios a idealizadora do projeto e produção:Cristina é uma pessoa muito amada, muito querida, quando ela me convidou junto com Saulo eu não sabia nem o que era e já topei. Quando eu fiquei sabendo que além de ajudar o Lar de Clara e o Lar de Ceci Costa, tinha a gravação do CD, eu fiquei muito mais feliz. Eu estou sempre a disposição. Sou a favor da coletividade, da solidariedade. Adoro cantar, mas, adoro ainda mais quando canto e a música serve pra melhorar a vida de alguém, tanto como entretenimento, mas, também no aspecto social” e completou A gente está aqui cantando, esse CD será divulgado, vão ser doados e vendidos para ajudar as Instituições que investem em crianças que vão ser futuros cidadãos e vão melhorar a vida da gente. Então, volta tudo para a gente”.



                           Nena Queiroga


E ela não foi a única, como tantos depoimentos já citados, que se doaram  só pelo fato de ajudar o próximo, mas, eles encontraram nesta oportunidade, uma forma, como cantores, de agradecer a Deus por este Dom: Estou muito feliz de participar de uma festa que não só o lado artista, mas, o lado ser humano que é muito mais importante do que qualquer outra coisa. E poder ajudar tanta gente com uma coisa que a gente recebeu de graça, dada por Deus e a gente poder oferecer isso com muito carinho, muito respeito, muita alma, isso é muito importante. Está de parabéns toda a produção, deixo-me a disposição para que contem comigo para qualquer causa social. Estarei com o coração aberto e com a alma musical mais ainda” disse Cezzinha do Acordeon.



                                                                Cezzinha do Acordeon
  

 
E fica aqui uma certeza, quem estava ali, seja para apresentar-se ou para assistir tinham um mesmo intuito: ajudar através da união. Pelo menos foi o que nos levou a refletir sobre isso a cantora Karynna Spinelli: Me sinto muito honrada com o convite. Acho que música, a cultura e solidariedade tem que andar de mãos dadas para que a gente possa contribuir com a melhoria da arte boa da cidade. Essa reunião de artistas pernambucanos por uma causa nobre é sempre muito festiva, sempre muito iluminada. Já encontrei vários amigos e tenho muito o que agradecer a Cristina, a vocês que estão cobrindo esse evento, enfim, vamos dar as mãos. E dessa forma, muitas boas energias são emanadas. Tenho certeza que esse CD se tornará em algo muito belo e que vai ajudar a muita gente”.
 
                         Karynna Spinelli
Danilo Pernambucano, mostrou-nos toda a alegria de participar, pelo que pareceu, do seu 1º show beneficente e driblou as difilcudades para estar ali: Queria registrar o prazer que eu tenho em participar de um evento como esse em benefício de duas instituições. Vim de Salgueiro, viajei 500 km e estarei sempre a disposição. Quando precisar de mim estarei sempre aberto a participar de trabalho como este”.
                                                              Danilo Pernambucano
Já o cantor André Rio, num papo descontraído conosco, mostrou-se além de agradecido, muito focado na solidariedade: Pra mim é um grande prazer participar de um evento como esse que congrega toda a nação de cantores de Pernambuco em prol de um objetivo muito importante, solidário. A gente recebeu um dom de Deus que é ter essa voz, a inspiração para composição, de tocar um instrumento, então, nada mais justo que a gente devolva esse dom que a gente recebeu fazendo o bem para outras pessoas”. 
                             André Rio
E assim também foi o pensamento e o sentido que a, também cantora, Edilza Aires expressou diante da iniciativa e objetivo do evento: A gente veio para o mundo com uma missão e como artista, cantora na realidade, a gente não esta fazendo mais do que nossa obrigação de doar o que de graça Deus nos deu e de graça a gente está doando a quem necessita. Então, eu acho que a ideia de Cristina é muito honrosa e me sinto honrada também de fazer parte desse momento. E eu acredito que todos os artistas que estão aqui, estão com o mesmo sentimento que o meu”. E ela foi além: Não estou fazendo favor nenhum, nem eu e nem ninguém, até porque as pessoas não precisam disso e sim de dedicação, de amor e de carinho. E eu acho que é um dos gestos que a gente pode dar fazendo um evento como esse e se doando de coração”.
                                                         Edilza Aires
Por fim, depois de aprendermos muito com cada palavra de cada artista envolvido, tivemos a certeza: todo o bem que a gente faz, volta em forma de uma coisa boa. Eu estava lá naquele dia cobrindo o evento, mas, muitos dos que conversamos e trouxemos para esse espaço são pessoas que fizeram parte de momentos da minha vida. Quantas micaretas eu pulei atrás do Trio Elétrico liderado por André Rio e Almir Rouche, quando o mesmo ainda era da Banda Pinguim. E passado os anos eu estava ali, diante deles. Isso me lembra da frase de Jéssica Freire (Acessora de Edilza Aires): "Quem é fã de fato chega ao seu ídolo".
Mas, espera aí, não podemos terminar essa cobertura sem saber o que a idealizadora falou do evento. Fomos recebida no camarim e numa conversa como de amigas, Cristina Amaral nos confidenciou de sua alegria e complementou dizendo: "Houve toda uma preocupação, toda uma preparação voltada a esse trabalho. Há muito tempo em que a gente vinha pensando em fazer. No início achamos que seria um pouco difícil, mas, os artistas foram muito solícitos e abraçaram a ideia, abraçaram a causa. Foi muito legal, foi muito bonito essa reunião, essa constelação e esse encontro de culturas como samba, frevo e forró”. E mostrando-se emocionada completou: Agradeço demais a todos os artistas que estiveram presentes aqui. Estou muito grata... sem palavras”.




                     Cristina Amaral

Cristina Amaral e a Família Me Faz Bem

                                                         Cristina Amaral
E foi assim que a festa foi chegando ao fim, porém, não poderíamos deixar de fazer alguns agradecimentos aqui. Primeiro a Cristina Amaral e Saulo Gouveia pela oportunidade de cobrir um momento tão importante. Segundo a todos os artistas que nos acolheram com muito carinho. Mas, em especial, não podemos deixar de lembrar daqueles que fizeram a festa: o público. Pessoas que não são artistas, mas, contribuíram para o sucesso do evento comprando os ingressos, levando sua alegria e fazendo a festa ainda mais bonita. A vocês, nosso muito obrigado.

Parte do público que levaram sua alegria ao Evento

Parte do público que levaram sua alegria ao Evento

Parte do público que levaram sua alegria ao Evento
  

“A doação é muito mais profunda. Os  artistas não estão doando só a voz, estão doando a alma”.
  (Adryana BB)





Cobertura


Ádila, Izabela, Monike e Elaine Carla



Texto e Fotos: Elaine Carla
Entrevistas: Ádila Ribeiro, Izabela Alexandre e Monike Filgueira
Twitter: @FamiliaMeFazBem
Contato: (81) 9991-8510 / 8577-3049

Um comentário: