terça-feira, 24 de janeiro de 2012

6 Meses do FC - Enxergar além...

Era sábado, dia 21 de Janeiro e comemorávamos os 6 Meses do nosso Fã Clube. Primeira festa do ano. Graças a Deus, todos os meses temos nos unido nesse data porque não a tratamos só como festiva, mas, de grande importância para nossas vidas, tendo em vista que, muito foi aprendido e vivido devido a esse elo chamado Luiza Possi


 E só pra variar um pouco, fiquei responsável por atualizar o Blog e expressar tantos sentimentos um um único Post nesse espaço. É bom, pra iniciar, deixar claro que não sou jornalista, não tenho alguma formação que me leva a chegar perto disso, mas, gosto de deixar fluir as coisas boas que acontecem e as vezes busco nas palavras tradução para tais. Confesso que nem sempre encontro. Como não encontrei, inicialmente, para esse momento, mas, foi depois de uma mensagem que tudo foi se encaixando. Então, apertem os cintos e vamos juntos nessa aventura conosco.



Eu queria começar por uma palavra que me desse margem pra buscar nesses 6 meses assunto suficiente para um post lindo e especial. Pensei... Pensei... Revivi... Relembrei... e tudo me levava a uma: simplicidade
Uma das tantas coisas que admiro em Luiza Possi e isso é uma verdade, tendo em vista que muitos concordarão e já testemunharam isso, é a forma como Luiza é simples e como ela tem uma ótica visivelmente delicado a cerca da vida e de suas idas e vindas. A simplicidade dela é notória seja no Twitter, nas suas respostas, nas suas divertidas viagens no 'fantástico mundo de Luiza' e principalmente, no jeito com que ela acolhe cada um, seja fã de carteirinha ou apenas um admirador. A nossa Lú, tem virtudes, tem um jeito que muitos outros artistas deveriam ter, mas, sabe-se porque não tem: humildade
Tenho alguns 'ídolos' que acompanho o trabalho há mais de 10 anos e que nunca tirei uma foto sequer. Começo a perceber que artistas assim se tornam 'mitos' e nem sempre isso é bom. Dá uma sensação que eles não existem, que eles não vivem, não tem sentimentos. Homem algum é uma ilha, e como viver sem ter contato com as pessoas que te colocam onde estão hoje?! Claro, é mérito do artista chegar a 'milhões de fãs', de discos e mais discos gravados, colecionar programas de TV, mas, se esse artista não tem a humildade e simplicidade de reconhecer de onde veio e porque está ali, de nada vale a pena. Poucos são os  que hoje conseguem chegar a um patamar elevado na carreira e se manter por muito tempo. Já pararam pra perceber que os maiores nomes da MPB tem anos e anos de estrada? São eles que passaram por altos e baixos de um Brasil que tem ritmos, culturas e espaços diferentes no cenário e só sobrevive quem enxerga os fãs como 'um todo' e não como pessoas que compram ou levam um trabalho ao ponto máximo. Esse é um dos diferenciais de Luiza e comparando-a a mãe dela, faltam anos e anos, mas, alguma dúvida que nossos filhos, netos a chamarão no futuro de "Diva do MPB"? - eu não tenho. Pouco a pouco ela vem conquistando seu espaço, respeito e carinho de milhares de pessoas, algumas que nem conhecem muito do seu trabalho, nem a viram surgir, mas, que se deixaram conquistar pela delizadeza, pelo jeito moleque dela brincar conosco, pelo sorriso fácil e pela simpatia extrema. 
Neste sábado a festa tinha horário e local. Mas, antes de sair de casa fui comer pastel com 3 primas, uma delas minha também afilhada de 7 anos, a Tainah. Enquanto comíamos ela falava de seu amor por "Tribo Cordel" que chegou de mansinho em nossas vidas através de um show, depois veio outro e hoje nos vemos vibrando com cada vez que os ouvimos nas Rádios de Recife. A frente da banda, jovens que, como Luiza trazem uma responsabilidade: pais famosos em todo Brasil. Caiã, Tauã e Ruan são filhos do grande cantor e compositor Nando Cordel. Mas, voltando a Tainah, ela me contava toda alegre que o Tauã havia mandando um beijo pra ela via Facebook. Fiquei reparando como ela falava de seus ídolos, lembrando que ela os conheceu em um show de Restart aqui no Recife. Junto de nós também estava outra prima, Emily, apaixonadíssima por Restart e agora também por Tribo Cordel. Conversa vai, conversa vem e comecei a perceber o diferencial entre as duas bandas. Ouvi a Emily reclamar que foi dormir chorando uma  noite porque mandou mais de 100 mensagens via Twitter para um dos integrantes da Restart e eles não a responderam. Mas, se você passar no Twitter Oficial da Tribo Cordel vai encontrar não só mensagens, mas, muitos Retweets, ou seja, uma forma delas se sentirem uma fã especial, olhada, enxergada pela simplicidade dos meninos de Recife. É isso que muda tudo: se eu sou fã e sou tratada simplesmente por esse título a impressão que passa é que meu ídolo me vê como mais um. Mas, a partir do momento em que ele me trata bem, me enxerga como não só mais um e sim como 'O' fã, as coisas mudam de figura. Me sinto assim especial, vista e não espero agradecimentos por tudo que faço, mas, pelo contrário, me sinto agradecida. Isso foi o que percebi num papo entre duas cianças e que lição. Lembro que a mais nova acha  que certos artistas que ela vê como "intocáveis" não vão ao banheiro, por exemplo. E quero que aqui manifeste-se quem nunca achou isso um dia. Mas, que bom que hoje, muitos artistas se deixam tocar por nós e nos ensinam tanto. E uma lição que Luiza com certeza nos dá a cada dia, a cada post, a cada brincadeira é que a simplicidade e humildade nos fazem iguais.
Certo dia me vi numa situação difícil em que foram questionadas algumas atitudes de uma determinada artista. Eram só críticas... críticas e mais críticas, todas negativas, é claro. Em defesa dela só tinha uma coisa a responder: Ela é humana. Tem altos e baixos. Tem noites mal dormidas, tem ansiedades, trabalho, pesadelos, TPM, como qualquer ser normal, seja ele cantor, ator, administrador de empresas ou motorista de ônibus, por exemplo. Temos os mesmos sentimentos, as mesmas preocupações, enfim... temos falhas e acertos independentes de quem somos. O bom é saber enxergar isso. Seria tudo tão mais fácil. 
Mas, voltando aos nossos 6 meses: passei o dia meio que reflexiva nesse ponto. Poxa como é bom ser fã de uma pessoa que sabe que eu existo. Que sabe e tem a visão de uma unidade no Fã Clube. Que tem a dimensão do que é unir pessoas tão diferentes por um amor tão igual... esse talvez seja nosso maior presente neste período. Entramos em um universo que não era nosso e começamos a ter uma visão além do superficial. Nossa festa teve muito glamour, porém, poucos eram os que estavam conosco. Na verdade éramos duas oficialmente: Ádila e eu. Mas, juntamente conosco estavam Saulo Gouveia, que por profissionalismo se abriu para todo e qualquer FC que se chegasse e quisesse estar nessa luta pela divulgação e crescimento de Luiza em Recife e a cantora Cristina Amaral, que sinceramente, foi talvez a maior surpresa ou o presente de Deus em embrulho requintado nesse período. Fomos convidadas a comemorar, festejar ao som dela no Clube Internacional do Recife, em um evento fechado. 

Um brinde aos grandes momentos: Elaine Carla e Ádila

Quando chegamos lá fomos recebidas por Cristina Amaral no camarim, onde ela nos deixa muito à vontade. Enquanto juntas, conversávamos sobre o carinho dos fãs de Luiza para com ela, o qual tenham certeza: ela é muito agradecida. O esposo dela fazia questão de, com sua simpatia, nos apresentar a quem podia, sempre chamando-nos como "As meninas de Luiza", achamos tão lindo esse jeitinho de sermos reconhecidas. Em um dado momento, ainda no Camarim, chegaram algumas pessoas de grande importância para o evento, logo também chegou bebida (diversas) e salgados para quem estivesse no camarim. Um garçom depositou tudo na mesa, muito organizadamente e saiu. Todos que comeram eram só elogios. Por diversas vezes a Cristina nos convidava a comer, mas, eu fiquei bem quietinha ouvindo a tudo e vendo um a um dos deliciosos e apetitosos salgados serem degustados. E eu não espera que era dali que viria mais tarde o que me surpreenderia em toda noite. 
Chegou a hora de Cristina se arrumar para o show, trocou de roupa e claro, mais uma vez deixou-nos babando devido a elegância, aos detalhes... 



Preparação de Cristina Amaral para o show

Por volta de 1:00h da madrugada Cristina subiu ao palco e nós fomos pra pista. Assim que subiu, o espaço ficou pequeno para o povo dançar. Lembrei tanto de algumas pessoas lá, a Liga Lp tem tanta importância que fizemos questão de colocar no Twitter nossos passos, alegrias, sentimentos para que de alguma forma, ficássemos em sintonia. 
Tava sendo tudo tão perfeito: música, ritmos, pessoas animadas. Passeamos pelo forró, passando pela MPB até chegar aos ritmos mais voltados ao Carnaval, com os quais o show foi fechado. Nossa, estávamos nos divertindo muito. Mas, o show tinha que ter um fim, porém a noite não. Havíamos combinado (Ádila, Saulo e eu) de que, ao final do show, iríamos a algum barzinho continuar a festejar. 
Quando Cristina deixou o palco, fomos em direção ao Camarim, onde por sinal já havíamos tirado fotos e tietado (como costumamos fazer). Ficamos dessa vez na porta, estava muito quente e Cris havia nos deixado banhadas de suor de tanto que dançamos. Alguns músicos da banda estavam por ali também. Logo a cantora saiu, se despediu de nós, agradeceu o carinho e fomos caminhando rumo ao carro. Foi nesse momento em que vivi ou melhor vivemos um momento que ensinou o que é ser simples, mais do que qualquer dicionário, livro ou psicologia voltada a esse assunto. A festa já havia terminado, ali agora, só nós e aqueles que estavam por trás de tudo, ou seja, os que estavam trabalhando para que tudo saísse na mais perfeita ordem. Chovia um pouco e o caminho era de lama, era dificultoso até caminhar. A nossa frente Cristina... de repente, passamos pela cozinha e haviam umas 3 senhoras sentadas, como que descansando. Confesso, eu estava tão preocupada em não cair ou me sujar naquela lama que nem as vi. Mas, Cristina as viu... e foi além. Lembro-me que a ouvi falar algo e foi aí que levantei a cabeça e percebi que ela colocara a mão sobre o ombro de uma delas e perguntou se foram elas que haviam cozinhado. Sorridentes elas afirmaram que sim e ouvi, ainda que paralisada essa frase: "Parabéns! Os salgados estavam todos deliciosos." Ainda sem acreditar elas agradeceram e mais uma vez Cristina me desconcertou dizendo: "Eu que agradeço!" O resto do caminho fui calada até o carro, onde ela entrou depois de despedir-se de nós mais uma vez. Olhei pra Ádila e aí quebramos o silêncio: Que simplicidade é essa? Nós duas estávamos ali, pensamos a mesma coisa, refletimos e começamos a colocar nossas opiniões. E chegamos, claro, a um só conceito: São esses tipos de ação que fazem com que sejamos diferentes. Mostra que não estamos acima de ninguém, estamos todos em um mesmo nível. Comecei a lembrar dos tantos elogios que fizeram sobre os salgados enquanto Ádila falava sobre as tantas vezes que na vida nós não enxergamos quem está por trás das tantas situações que vivemos e qual a importância de se mostrar agradecidos no dia a dia mesmo. Seja quando alguém nos faz uma gentileza, nos tira alguma dúvida, nos faz um bem (até quando nem se dão conta disso). A questão ali era: Cristina era a estrela principal de uma festa para pessoas da alta classe de um determinado ramo que ali festejavam. Mas, foram as cozinheiras que roubaram a cena... Foram elas que, no cuidado com cada salgado, fizeram a diferença ali. Pelo menos para nós (Ádila e eu) e claro, começamos a jogar pra realidade do nosso FC o que vimos. E chegamos a conclusão que a partir daquele dia e para todo o restante do caminhar (que espero que seja longo) as palavras de ordem seriam estas: simplicidade e humildade.
São por coisas assim que, somos muito, mas, muito agradecidas a Deus por um dia termos conhecido Luiza Possi, termos amado-a e por Ele ter juntado mundos tão diferentes em volta de um amor comum. A todos que caminham conosco, acreditam em nós e até aquele que lançam as pedras em que vamos construindo os degraus pra esse crescimento em tão pouco tempo: Obrigado!

Aqui a todos nosso agradecimento por tudo que vocês tem nos ensinado. Não seríamos nada sem vocês, sem o carinho, sem a abertura de enxergar em vocês as fragilidades, notoriedades, humildade, enfim, por nos dá tudo de melhor e até do pior, obrigada! Tenham certeza que tudo que vivemos é especial, único, essencial.

Mais fotos desse dia especial

Elaine Carla

Meire do ZRG Studio e Elaine Carla

Saulo e Cristina repassando as músicas

Elaine Carla, Cristina Amaral e Ádila Ribeiro

Mais uma vez com Cristina Amaral

Sempre linda e amorosa

Atual trabalho - A vida é um circo

Comemoração pós show - Elaine Carla, Breno Lira, Ádila e Saulo

Fim de festa, início de mais um dia

O carinho dos amigos sempre especiais

@llplpg - Ei mamy..aqui já são 01:30..então tá valendo já.. Parabéns pelos lindos 6 meses de FC!! Coisa mais linda!! Muito orgulho viu!

@FanaticsGadelha - Eita eitaaaaa!!!! Parabéééns!!!! vcs são F$#@!!

 @carolycarol - obaaa festa !!! quero bolo rrsrsrrs PARABENS carlinhaaaaa na certa virao muitos e muitos mais ...

@TudoseuLp - 6 meses ,nem parece que passou tão rápido . Parabéns tudo de bom e continuem assim esse FC é lindoooo *_*

@ThiagoOFigura - Eita Deus é mta festança, obrigado por fazer parte dessa família linda!

@SomeoneLikeLP - aaah parabéns pra essa familia linda, que vcs continuem sempre aqui, por perto s2

@monikefilgueira - 6 meses? Só isso? Tanto trabalho, tanta amizade, tanta felicidade, tanta boas ações em tão pouco tempo?! É daqui pra sempre!

@aCristinaAmaral - Parabéns ao Fã Clube da Luiza Possi FC Me Faz Bem de Recife, que hj comemora 6 meses de existência. Equipe CA

@Fcluizapossirio - Minha lindaaa parabéns pelos 6 meses de Fc , que dure por muito tempo essa família linda que construirmos com você amo mt vcs.

@fc_LuizaPossiSP - Parabénssss pelos 6 meses do FC, essa família LINDAAAA, AMOO d+, que venham mais meses e meses. Parabénsss  hihi 

@DudsSB - Parabéns Mams Que Venham Muito Mais Anos De Vida.

Mensagem Final 

Acho que a palavra chave da vida é HUMILDADE - é reconhecer nos outros o que elas tem de melhor e se alegrar com isso. Com tudo que Luiza Possi nos apresentou e inspirou temos percebido o que é ser humilde, o que é amizade, tantos valores. Lú é uma inspiração.

Em resposta: Impressionante!! Hoje passei um tempo pensando como seria perfeito se o ser humano tratasse as pessoas com mais humildade, amor, respeito, gratidão, carinho... Enfim tratassem como a si mesmos!  (Amanda - @TudoSeuLP)

Beijos com sabor de Vitórias

Por @elaine_carla do @FCMeFazBemLP 


Um comentário: