quinta-feira, 26 de abril de 2012

Uma Coisa Linda entre nós...

Nando Cordel


Não havia momento mais propício para se falar deste, que é um dos maiores cantores e compositores do Brasil, além de ser um ser humano iluminado. Posso dizer que como admiradora do seu trabalho, fazer esta matéria me faz ter uma responsabilidade maior, pois, não estou falando de qualquer pessoa, estou falando de alguém de quem eu sou fã e após conhecer pessoalmente e conhecer um pouco, ainda que superficialmente, da história de sua família, virei admiradora pelo ser humano que é: raro

Eu falo de Nando Cordel - um dos nomes mais conhecidos em todo Brasil, seja pelo seu trabalho musical que vai da MPB, passando por meditações até chegar em trabalho voltado para crianças.




Tive a honra de entrevistar essa personalidade, se pudesse, estenderia aqui um tapete vermelho, mas, na nossa simplicidade deixaremos aqui  nosso agradecimento, desde já, pela disponibilidade em nos doar um pouco do seu tempo.

Por que tanto tempo sem gravar MPB?
 
Na realidade, devido às várias viagens para fora do Brasil nesses últimos anos, e fazendo CDs para meditação e de crianças (Projeto chamado A Terra é nossa Casa), fiquei sem tempo, mas as cobranças foram tantas que esse ano resolvi fazer esse novo CD.

Trabalho de Nando Cordel para as crianças

A música "Coisa linda" deve ter sido pra você como um filho voltando às suas raízes. Essa música tem alguma história?

Depois desse tempo todo sem fazer CD eu quis fazer essa canção que tivesse uma lembrança das primeiras composições da minha carreira, tipo Gostoso Demais e Aconchego. A inspiração é o encantamento que a experiência me fez enxergar nas pessoas e no quanto é importante o amor.



Como você ver, passar tanto tempo sem gravar nesse estilo e voltar com esse pique todo, sendo sucesso por onde passa?

Vejo com uma certeza muito à flor da pele que tudo que é feito com carinho e com o objetivo do bem estimula essa força interior imensa que facilita e motiva o ser, provocando uma vontade que irradia a beleza dentro de nós e chamando a atenção do compromisso do compositor para tentar promover uma música que faça as pessoas melhores.

 
Fala um pouco pra gente sobre o novo CD Aconchego.

É um CD que emocionou muito, que me deu muito trabalho para pensar nele e que no final traz uma mistura de músicas inéditas com a releitura de músicas antigas que me proporcionam muito bem estar.

 
Além de cantor, você é um dos maiores compositores do Brasil, como você trabalha isso em você? Tem que estar na tranquilidade ou de repente as letras e musicalidade fluem?

Às vezes a tranquilidade e às vezes na agitação. A música é a emanação da natureza, ela se encontra em qualquer lugar e faz bem para todos.
  
Sabemos que o Nando será vovô de gêmeos em breve. Qual a importância da instituição família para você?

A instituição familiar é a coisa mais sagrada da vida, quem não dá valor  a esse encontro se embaralha no caminho.
 Tauana (na foto com o pai) está grávida de gêmeos.

Como você vê e o que espera dos seus filhos da Banda Tribo Cordel? Você é um pai crítico?
 

Eu vejo a banda com um extremo otimismo, tenho certeza que ela será um grande sucesso. Eu espero que eles possam fazer da sua música, seu trabalho, a felicidade de muita gente e especialmente o bem. E sim, sou um pouco crítico, mas, no sentido de norteá-los, por enquanto que a experiência deles não amadurece.



Qual a sua relação com os fãs?


Nesse tempo todo de carreira, de extrema amizade e carinho. O fã merece tudo, o fã é o nosso alimento.

 
São quantos anos e quantos Cds ao longo de sua carreira?

Quase 30 anos de carreira e juntando o trabalho de meditação, mantras, músicas populares, chorinho e músicas para crianças, são mais de 40 CDs.

Que conselhos daria para quem está começando agora e o tem como referência?
 

Primeiro fazer uma avaliação se é essa a carreira certa, e se tiver a certeza ir com tudo, com muita vontade. E uma observação: estudando e se preparando muito



O que falam por aí sobre Nando Cordel

"Conheci o trabalho do Nando Cordel através da minha amiga Elaine Carla e estou adorando e espero que o Brasil possa conhecer melhor esse grande artista, esse grande talento!"  Etiana Aguiar - Macaé-RJ


"Bom pra mim o Tio Nando é pessoa maravilhosa e que merce todo o sucesso que ele tem e tudo que ele conquistou, pois foi com muito mérito. Eu o admiro muito pela pessoa que é e também por ser o grande profissional que encantou e encanta gerações e gerações. Peço sempre a Deus que o ilumine e proteja sempre". Thaís Gabriela - Olinda - PE


"Ah, Nando Cordel, cantor de talento nato e compositor como nenhum outro! Pernambucano, um orgulho! Suas canções vem de geração em geração alcançando variados públicos e idades!! Amo o trabalho dele, suas canções embalaram muitos momentos da minha vida!" Ádila Ribeiro - Recife - PE

 
"Se tem algo que eu admiro é alguém que escreve e que escreve bem. Saber transmitir a emoção exata através de palavras e algo divino e as músicas de Nando Cordel são aquelas que tocam na alma. É mais do que um compositor, é um verdadeiro poeta". Gabriele Lima - Jaboatão dos Guararapes - PE


"Sempre adorei as músicas de Nando, desde pequena. Com letras lindas e um som legal de se ouvir. Desejo sempre mais sucesso do que ele ja tem, pelo Brasil a fora."  Adria Nunes - Recife - PE


"Parabenizando o Tio Nando por mais um incrível trabalho.'Coisa Linda' já é sucesso. Belíssima canção, falando de amor de uma maneira tão especial. Orgulho desse cantor, compositor e instrumentista maravilhoso que você é tio Nando Cordel, sempre nos trazendo o que há de melhor na música popular brasileira". Nathi Kobayashi - Jaboatão dos Guararapes - PE


"Nando Cordel é um artista completo! Ele nos sensibiliza com suas canções e nos emociona com sua história de vida!! Tive a honra de poder conhecer um pouco de seu trabalho num quadro em que ele participou do programa Raul Gil, ' Homenagem ao Artista', em 2009! Daí então, passei a admira-lo devido a sua história de vida e ao talento e simplicidade que tem toda a sua família! A mais nova música de trabalho dele é 'Coisa Linda' Que realmente é uma canção muito linda, e que nos transmite um sentimento muito puro e verdadeiro!! Simplesmente Amei! Tenho orgulho de gostar de MPB (música Popular Brasileira), pois a cada dia conheço um artista batalhador e talentoso como Nando Cordel!"  Roberta Campos- São Bernardo do Campos - SP


"Tio Nando! Parabéns por todo deu sucesso e que cada vez aumente mais! Seu trabalho é lindo, e  eu não sei o que falar, mas que Deus te ilumine cada vez mais"  Joanne Marinho - Recife - PE 


"Nando, um nome tão pequeno e uma pessoa com o coração tão grande, o que posso falar de você?!
Uma pessoa tão gente fina, simpática, um cantor e compositor nota 1.000 . Não sei o que falar da Sua música, que transmite uma mensagem tão linda. Parabéns, pelo seu trabalho, pelo seu sucesso. "
Emily Regina - Jaboatão dos Guararapes - PE


" O Tio Nando é um ser iluminado e qe transmite paz por onde passa, deixando assim um rastro de amor. Seu último trabalho tá lindo e tendo todo reconhecimento merecido. Parabéns!" Ana Cecília - Recife - PE 


Conheça "Coisa Linda" - Música de Trabalho de Nando Cordel




 Bom, é isso, por enquanto. Esperamos ter mais oportunidades de trazer este ser iluminado e tão talentoso ao nosso modesto espaço que hoje está em gala ao receber ilustre presença. 

Como fã, posso dizer que Nando é tão 'humano' que perto dele esquecemos que ele é artista. Sua simplicidde e carisma tiram dele todo e qualquer rótulo.

Meu momento particular: Nunca vou esquecer o dia em que fui conhecer a Tribo Cordel e o Tio Nando, como o chamamos. Ele foi de uma extrema simpatia que me deixou a vontade. Lembro-me de estarmos todos juntos no camarim e falávamos de "Coisa Linda" e ele a cantou pra mim. Digam o que quiserem, porém, nada tira aquela imagem, aquele momento, aquele sonho... 

Salve Nando Cordel

"Momentos que são todos meus... só meus!"


Não deixem de conferir a matéria que saiu no @EuAmoMPB - Aconchego Devolve Nando aos palcos




Por Elaine Carla ( @elaine_carla / @FamiliaMeFazBem ) 

3 comentários:

  1. Parabéns miguxa Gorda pela matéria ficou linda!!!

    bjs...

    Etiana Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Woooow!! Que lindo!!! E que HONRA em poder participar disso tudo!!!

    Obrigada de coração!!

    Um baitaaa Beijo :))

    ResponderExcluir
  3. Muito Lindoo.... Ameiiiiiiiiiiiii U_U Parabéns ><

    ResponderExcluir